segunda-feira, 7 de abril de 2008

Trabalhos do 2º periodo






Querem saber o que nós fizemos nas aulas da animação do livro e da Leitura durante o 2º período? Então venham daí!!!







1º A

“O Ruca na Horta” ilustração e ficha de interpretação






“Os nossos corpos são todos diferentes”, fichas de caracterização d corpo, desenho em grupo do menino de todas as cores e respectiva apresentação oral na turma do 1ºB





“Uma história de Dedos” Luísa Ducla Soares, leitura e interpretação, construção de um cartaz “Mãos fantásticas”, construção de fantoches de dedo.



“Os Contrários” Luísa Ducla Soares, leitura e interpretação, construção do cartaz com grandezas e características físicas e pessoais, jogos dramáticos.




Visualização do filme “Um dia de Surf





Historia “Pirata das Caraíbas”, pesquisa de imagens na internet e ilustração do filme.




“100 Histórias para contar e sonhar”, Júlio Isidro, leitura de varias histórias, interpretação, jogos dramáticos e ilustração





A casa dos fantoches

Era uma vez uma mão que tinha 5 dedos: o Mata Piolhos, o Fura Bolos, o Pai de Todos, Seu Vizinho e o Dedo Mindinho.
O Mata Piolhos matou todos os piolhos, o Fura Bolos furou todos os bolos, o Pai de Todos cuidou de todos, o Seu Vizinho tem um casaco e um chapeuzinho e o Dedo Mindinho é muito pequenino.
Os cinco dedos tinham uma casa de fantoches e às vezes gostavam de fazer teatros.


1ºA








1ºB e 2ºA/B



Leitura e interpretação da história “O André e o Alegrião, construção do cartaz “Desenha com os Números”.(1ºano)


“O Ruca na Horta” ilustração e ficha de interpretação(1º ano), plantação de um vaso de relva “O Relvinhas


“ A noite dos animais inventados”, leitura, interpretação, reconto, construção da floresta inventada, construção da manta de retalhos, trabalho de grupo sobre animais construção da enciclopédia dos animais, pesquisa e apresentação, fichas de textos com lacunas e jogo do tacto.







“Somos diferentes”, leitura e interpretação, ilustração com base nas simetrias, construção da pulseira da imaginação, escrita criativa.




Texto “Meu irmão branco…” debate sobre o racismo e discriminação, construção de cartazes sobre o tema em grupo, redacção do texto no computador.




“100 Histórias para contar e sonhar”, Júlio Isidro, leitura de várias histórias, interpretação, jogos dramáticos e ilustração, escrita de historias inacabadas para publicação no blog.

Outras actividades:
Pesquisa livre de livros, construção de fichas de leitura
Jogos dramáticos
Jogo do tacto



















quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Trabalhos do 1ºano

Pais, amigos e visitantes,

Durante o 1º período construímos, elaboramos, brincámos, divertimo-nos, aprendemos, ensinámos e vivemos momentos muito interessantes nas aulas de Animação do livro e da leitura. Ora vejam:





Trabalhos de Grupo Apresentações trabalhos e dramatização de Histórias




Construção de Cartazes trabalhando as diferentes formas de apresentação


Trabalhámos algumas histórias como:




  • "Noddy e o dia de nevoeiro”, jogo de representação/dramatização da história, exploração do site”Espaço Júnior” audição e observação de algumas histórias animadas.

    http://www.junior.te.pt/servlets/Gerais?P=Pais

  • A tartaruga e a lebre”( PNL): Desenhos em acetatos e apresentação; Pesquisa em livros da biblioteca de imagens e informações sobre as personagens da história; Escrita da palavra lebre e tartaruga e identificação dessas palavras em vários textos e livros;Teatro de mini fantoches


  • Filme: “Pular a cerca”: Conversa sobre os valores e a mensagem do filme; Ilustração e construção do livro das personagens; Pesquisa na Internet sobre os vários animais presentes no filme; Construção das personagens do filme a partir de materiais recicláveis do contentor amarelo e azul (foi pedido aos alunos e às famílias que trouxessem de casa) e exposição aos familiares.


  • história "desenha com os números"


  • História “Um beijo para o pai Natal” – Fichas de interpretação e jogos
    História “O sonho do pai Natal” – construção do livro e das fitas de natal


Em breve mostraremos os nossos próximos trabalhos!!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2º ano - turma A e B

Caros visitantes,


Espero que tenham gostado do blog que fizemos, para mostrar como trabalhamos na Actividade de Animaçao do livro e da leitura.

Gostaríamos de mostrar alguns trabalhos que temos feito durante o 1º período:





"O velho, o rapaz e o burro" de Maria Teresa dos Santos Silva (Plano Nacional de Leitura)

"O gato das botas" ilustrado por Allan Curless, traduçao de Maria Isabel Mendonça Soares



Actividades realizadas:



  • Reconto e adaptação das histórias
  • Construção e apresentaçao de acetatos
  • Pesquisa de imagens na internet
  • Concursos e jogos de lingua Portuguesa relacionados com as histórias

O GATO DAS BOTAS


ERA UMA VEZ UM GATO MAlTEZ QUE VIVIA EM NOVA YORK E O SEU DONO QUANDO MORREU, DEIXOU-O DE HERANÇA PARA O SEU FILHO MAIS NOVO.
O GATO COMO VIU QUE O SEU NOVO DONO ESTAVA TRISTE POIS VIU QUE OS SEUS DOIS IRMAOS TINHAM UMA HERANÇA MUITO MAIS VALIOSA, PROMETEU-LHE QUE IA TRAZER MUITA SORTE, SE ELE LHE DESSE UM PAR DE BOTAS E UM SACO.
O GATO FOI À MATA E CAÇOU UM COELHO QUE OFERECEU AO REI , DIZENDO QUE ERA EM NOME O JOGADOR CRISTIANO RONALDO , ASSIM FEZ MAIS ALGUMAS VEZES.
CERTO DIA O GATO, PEDIU AO SEU DONO QUE FOSSE TOMAR BANHO NA PISCINA MUNICIPAL DE NOVAYORK.
O REI QUE ESTAVA Á PASSAR PELA PISCINA OUVIU O GATO A GRITAR: SOCORO, SOCORO, SOCORO!
TINHAM ROUBADO AS ROUPAS AO CRISTIANO, E O REI, GRATO PELA GENEROSIDADE EM DAR-LHE TANTOS PRESENTES, EMPRESTOU-LHE ALGUMAS ROUPAS.
NUM OUTRO DIA, O REI E SUA FILHA CONVIDARAM O JOGADOR PARA UM PASSEIO.
O GATO DAS BOTAS, INTELIGENTE COMO SEMPRE, FOI À FRENTE DA LINBOZINA DO REI, PEDINDO A TODAS AS PESSOAS PARA DIZEREM QUE OS CAMPOS DE FUTEBOL ERAM TODOS DO CRISTIANO RONALDO.
O REI FICOU IMPRESSIONADO PELO PATRIMÓNIO DO JOGADOR, E A PRINCESA APAIXONADA QUANDO SOUBE QUE ELE MARCAVA TANTOS GOLOS.
PASSADO ALGUM TEMPO O CRISTIANO CASOU COM A PRINCESA, MAS ANTES CONTOU TODA A VERDADE. A PRINCESA PERDOU-O POIS AMAVA-O MUITO, E O GATO DAS BOTAS ENAMOROU-SE DA GATINHA PERSA DA PRINCESA.
FORAM FELIZES PARA SEMPRE!

Adaptação feita pela turma 2ºA

O velho, o rapaz e o burro

Era uma vez um velho e um rapaz queriam vender o seu burro na festa das vindimas. No caminho, uns meninos começaram a gozar porque em vez de irem montados no burro, iam pé.
O velho decidiu então por o neto em cima do burro mas a seguir outras pessoas comentaram logo: “Coitado do rapaz que vai cansado, e o velho descansado!
Ao trocar de lugar, quando o velho ia confortavelmente montado no burro, outras pessoas reclamaram: “Oh velho! Não achas que era a criança que devia ir em cima do burro?”
O velho pensou e mandou o rapaz subir, ficando no burro os dois montados.
Ao chegar a Palmela ouviram gritar: “Desgraçado do burro que chega à vindima carregado!”
Zangado, o velho vende o burro e quer logo chegar a casa, e diz ao seu neto: “Não há ninguém tão dono da verdade que seja capaz de mandar na nossa vontade!”

adaptaçao feita pela turma 2ºB

Trabalhámos ainda outras histórias como:

  • A Bela e o Monstro
  • Trabalho de grupo baseado no livro “Anedotas Ilustradas”- elaboração de cartazes com o reconto e ilustração de algumas anedotas
  • História “O Caldo de Pedra”(PNL): Escrita da receita do caldo de pedra e confrontação com a receita real; Ilustração da Historia; Ficha de interpretação do texto, e alguns jogos sobre a história.
  • “Histórias de Natal em verso” – gravação da leitura feita pelos alunos, concurso de desenhos de Natal, construção da bola de neve e do blog de ALL.