quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2º ano - turma A e B

Caros visitantes,


Espero que tenham gostado do blog que fizemos, para mostrar como trabalhamos na Actividade de Animaçao do livro e da leitura.

Gostaríamos de mostrar alguns trabalhos que temos feito durante o 1º período:





"O velho, o rapaz e o burro" de Maria Teresa dos Santos Silva (Plano Nacional de Leitura)

"O gato das botas" ilustrado por Allan Curless, traduçao de Maria Isabel Mendonça Soares



Actividades realizadas:



  • Reconto e adaptação das histórias
  • Construção e apresentaçao de acetatos
  • Pesquisa de imagens na internet
  • Concursos e jogos de lingua Portuguesa relacionados com as histórias

O GATO DAS BOTAS


ERA UMA VEZ UM GATO MAlTEZ QUE VIVIA EM NOVA YORK E O SEU DONO QUANDO MORREU, DEIXOU-O DE HERANÇA PARA O SEU FILHO MAIS NOVO.
O GATO COMO VIU QUE O SEU NOVO DONO ESTAVA TRISTE POIS VIU QUE OS SEUS DOIS IRMAOS TINHAM UMA HERANÇA MUITO MAIS VALIOSA, PROMETEU-LHE QUE IA TRAZER MUITA SORTE, SE ELE LHE DESSE UM PAR DE BOTAS E UM SACO.
O GATO FOI À MATA E CAÇOU UM COELHO QUE OFERECEU AO REI , DIZENDO QUE ERA EM NOME O JOGADOR CRISTIANO RONALDO , ASSIM FEZ MAIS ALGUMAS VEZES.
CERTO DIA O GATO, PEDIU AO SEU DONO QUE FOSSE TOMAR BANHO NA PISCINA MUNICIPAL DE NOVAYORK.
O REI QUE ESTAVA Á PASSAR PELA PISCINA OUVIU O GATO A GRITAR: SOCORO, SOCORO, SOCORO!
TINHAM ROUBADO AS ROUPAS AO CRISTIANO, E O REI, GRATO PELA GENEROSIDADE EM DAR-LHE TANTOS PRESENTES, EMPRESTOU-LHE ALGUMAS ROUPAS.
NUM OUTRO DIA, O REI E SUA FILHA CONVIDARAM O JOGADOR PARA UM PASSEIO.
O GATO DAS BOTAS, INTELIGENTE COMO SEMPRE, FOI À FRENTE DA LINBOZINA DO REI, PEDINDO A TODAS AS PESSOAS PARA DIZEREM QUE OS CAMPOS DE FUTEBOL ERAM TODOS DO CRISTIANO RONALDO.
O REI FICOU IMPRESSIONADO PELO PATRIMÓNIO DO JOGADOR, E A PRINCESA APAIXONADA QUANDO SOUBE QUE ELE MARCAVA TANTOS GOLOS.
PASSADO ALGUM TEMPO O CRISTIANO CASOU COM A PRINCESA, MAS ANTES CONTOU TODA A VERDADE. A PRINCESA PERDOU-O POIS AMAVA-O MUITO, E O GATO DAS BOTAS ENAMOROU-SE DA GATINHA PERSA DA PRINCESA.
FORAM FELIZES PARA SEMPRE!

Adaptação feita pela turma 2ºA

O velho, o rapaz e o burro

Era uma vez um velho e um rapaz queriam vender o seu burro na festa das vindimas. No caminho, uns meninos começaram a gozar porque em vez de irem montados no burro, iam pé.
O velho decidiu então por o neto em cima do burro mas a seguir outras pessoas comentaram logo: “Coitado do rapaz que vai cansado, e o velho descansado!
Ao trocar de lugar, quando o velho ia confortavelmente montado no burro, outras pessoas reclamaram: “Oh velho! Não achas que era a criança que devia ir em cima do burro?”
O velho pensou e mandou o rapaz subir, ficando no burro os dois montados.
Ao chegar a Palmela ouviram gritar: “Desgraçado do burro que chega à vindima carregado!”
Zangado, o velho vende o burro e quer logo chegar a casa, e diz ao seu neto: “Não há ninguém tão dono da verdade que seja capaz de mandar na nossa vontade!”

adaptaçao feita pela turma 2ºB

Trabalhámos ainda outras histórias como:

  • A Bela e o Monstro
  • Trabalho de grupo baseado no livro “Anedotas Ilustradas”- elaboração de cartazes com o reconto e ilustração de algumas anedotas
  • História “O Caldo de Pedra”(PNL): Escrita da receita do caldo de pedra e confrontação com a receita real; Ilustração da Historia; Ficha de interpretação do texto, e alguns jogos sobre a história.
  • “Histórias de Natal em verso” – gravação da leitura feita pelos alunos, concurso de desenhos de Natal, construção da bola de neve e do blog de ALL.

Nenhum comentário: